Conheça o importante trabalho realizado pelo CVV


Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade sem fins lucrativos e essencialmente voluntária que realiza um trabalho de extrema importância, mas que infelizmente ainda é bastante desconhecido por parte da população. O CVV presta apoio emocional para as pessoas que estão angustiadas e/ou com sintomas de depressão, atendendo, em média, um milhão de pessoas por ano. Basta visitar alguma unidade (clique para ver onde se localizam os centros), ligar para o número 141 ou ainda buscar auxílio pela internet através do Skype ou chat no próprio site.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, a depressão passará da quarta para a segunda colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Pare para refletir...


As relações sociais se tornaram tão frágeis que às vezes simplesmente não temos com quem desabafar. Parece absurdo, mas os milhões de atendimentos realizados pelo centro ao longo dos anos acabaram evidenciando essa triste realidade.


Inicialmente criado para combater o suicídio, hoje o CVV atende a população em qualquer momento difícil. O centro criou também um serviço de atendimento via chat. É possível ajudar brasileiros que estão fora do país e aumentar o alcance do atendimento aos mais jovens, que possuem mais familiaridade e estão acostumados a se comunicar na web. 

Clique na imagem para ampliá-la

O suicídio é atualmente considerado pelo Ministério da Saúde um problema de saúde pública. Segundo dados da OMS, nos últimos 45 anos, a taxa de suicídio cresceu 60% no mundo. Anualmente, um milhão de pessoas morre por suicídio, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o mesmo que uma morte a cada 40 segundos. A previsão é de que em 2020 esse número seja de uma morte a cada 20 segundos. 

No mundo inteiro existem ONGs que atuam na mesma linha do CVV, como os Samaritanos na Inglaterra e os Befrienders nos EUA. No Brasil, este trabalho vem ganhando força e deve assumir papel importante perante a sociedade.



Compartilhar: