Altos Papos

Aeronautas rejeitam acordo e entra em quinto dia de greve nesta sexta

Com reflexos em aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e Ceará, a greve dos aeronautas entra nesta sexta-feira, 23, em seu quinto dia. Na quinta, 22, em assembleia que terminou por volta de meia-noite, a categoria rejeitou por 59,25% dos a proposta de acordo. O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou que 40,02% dos votantes foram favoráveis ao encerramento da paralisação e 0,73% se abstiveram.

As empresas ofereceram reajuste de 100% da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), aumento real de 1% sobre diárias nacionais, entre outros quesitos. A proposta foi feita pelas companhias aéreas no sede do Tribunal Superior do Trabalho (DF). Os reajustes não incidem sobre diárias internacionais, que são pagas em dólares, euros ou libras.

Os aeronautas querem 5% de ganho real. Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como piloto, co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.  

Por G1

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil