Em entrevista ao Altos Papos nesta segunda-feira, 19, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) explicou sobre a Lei Luiz Gonzaga, projeto de lei que prevê pelo menos 80% da verba dos festejos juninos na contratação de artistas, bandas de forró e demais expressões culturais relacionadas às tradicionais festas de São João.
“Essa tradição cultural está sendo colocada em segundo plano, em detrimento de contratações milionárias de artistas que não tem vínculo com as festividades juninas. Dentro do período junino tem que se priorizar quem faz o forró e as demais manifestações do forró”, afirmou o deputado.
Segundo o deputado, com o apoio de mais de 275 parlamentares, o projeto de lei foi ajustado para uma votação de urgência na Câmara dos Deputados, dispensando a tramitação normal. A previsão é que seja regulamentado até o final deste ano.
Na Bahia, projeto similar do ex-deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) foi votado e sancionado, mas a legislação não foi aplicada. Conhecida como Lei da Zabumba, a lei nº 13.368/2015 prevê que 60% dos recursos para festas sejam destinados a artistas que expressam a cultura baiana e regional.
Nesta terça-feira, 20, o projeto entra na votação do Plenário da Câmara dos Deputado em regime de urgência, e, caso aprovado, a matéria poderá ser votada na sequência ou ainda nesta semana.
O parlamentar pernambucano levou uma comitiva de artistas para a residência oficial do presidente da Câmara. Estiveram presentes os cantores Alcymar Monteiro, Targino Gondim e Santana, o cantador, e a banda Fulô de Mandacaru, além do deputado federal André Ferreira e do presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira.
Ao final da reunião, os artistas se juntaram aos deputados para cantar “Asa Branca”, hino do cancioneiro popular nordestino, composto por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, em 1947. Após reunião de líderes, o presidente Arthur Lira anunciou que o pedido de urgência para o PL 3083/2023, que leva o nome de Gonzaga, será incluído na pauta desta terça-feira.






