Altos Papos

Prefeito de Santo Estêvão Rogério Costa destaca investimentos no ano do centenário da cidade

Durante participação em rádios de Feira de Santana, o prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, ressaltou a felicidade de ser o prefeito representante no ano centenário do município. Da infraestrutura básica à educação, da economia e geração de emprego e renda à cultura, da agricultura familiar ao atendimento de saúde, o município se transformou em uma cidade polo da região.

“Eu digo em todos os lugares que é um presente de Deus, é uma gratidão enorme ser o represente do ano centenário. Os 100 anos da cidade de Santo Estêvão se reverte pra mim numa alegria muito grande. A gente vem trabalhando, junto com meu vice Orlando Santiago. Mesmo com todas as dificuldades, a gente tem vontade de trabalhar. Só tenho a dizer que tudo isso é fruto do nosso amor e é recíproco. A gente sente esse amor vindo da população de Santo Estevão. A relação de Santo Estevão hoje com o Portal do Sertão é uma relação muito boa. As outras cidades reconhecem a prosperidade da nossa cidade. Vê os investimentos públicos e privados. Nós temos as nossas metas a curto, médio e longo prazo. Tem coisas que a gente precisa de tempo e, com diálogo, nós vamos construindo. Estou sempre em reuniões, decidindo o que é melhor para nossa cidade. É esse o sentimento de toda equipe”, disse.

A instalação de uma indústria de calçados, que atualmente emprega mais de 4 mil trabalhadores diretamente, atraiu outras grandes empresas, sobretudo na área do comércio varejista, o que aumentou a arrecadação do município e a oferta de postos de trabalho. Por conta da chegada desses novos negócios, somado aos investimentos públicos, a cidade ficou, durante três meses consecutivos deste ano, entre os 11 municípios que mais geraram emprego dos 417 do estado, de acordo com o Caged.

Com investimentos estaduais e municipais, por exemplo, Santo Estevão conta com uma infraestrutura de saúde que atende além de moradores da cidade, que não precisam mais se deslocar para outros lugares em busca de atendimento médico, pessoas de outros municípios da região. Atualmente, funcionam na cidade a Rede de Saúde Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, uma clínica de nefrologia (parceria entre a Prefeitura de Santo Estêvão e a Clínica Senhor do Bonfim) para atender pacientes renais de várias cidades da região e o Hospital Municipal João Borges de Cerqueira, além de uma base descentralizada da SAMU.

O prefeito também aproveitou para falar da realização da 2ª edição da Feira Literária de Santo Estevão (Flise). “É muito bom contribuir com a democratização do conhecimento literário e artístico na nossa cidade. E este ano, a festa é mais do que especial pela celebração do centenário. Uma terra de artistas, de escritores, de poetas, de um povo que se destaca também pelos seus feitos e pelos constantes avanços na educação”, afirmou o prefeito Rogério Costa.

A primeira edição da Festa Literária de Santo Estêvão aconteceu em setembro de 2019 e reuniu diferentes nomes da literatura, como Bráulio Bessa; José Inácio Vieira de Melo; Itamar Vieira Júnior – autor do premiado “Torto Arado”; Kátia Borges; Clarissa Macedo; Jovina Souza; Luís Antonio Cajazeira Ramos, entre outros.

Em 2020, devido ao ápice da pandemia da Covid-19, não houve edição da Flise. Este ano o evento acontece entre os dias 6 e 10 de dezembro, com o tema “A mão que planta é a mão que escreve: Literatura e identidade nos cem anos dessa terra”.